Sociedade e Justiça: crônicas
Trata-se o livro de um conjunto de crônicas acerca de diversos assuntos relativos a problemas sociais como o respeito aos tribunais, a imoralidade de governos, o estado caloteiro, as relações de desrespeito entre candidatos nas eleições, o uso indevido de verbas públicas, a desilusão da população nos serviços judiciários, a irresponsabilidade do Poder Público quanto às suas funções, a relação dos políticos que recebem contribuições eleitorais de empresas e pessoas, a liberdade de expressão e a responsabilidade de quem se expressa nas redes sociais, a ideia de redução da idade para responsabilização criminal, o problema dos refugiados e outras matérias resultantes de observação diária do autor sobre a sociedade, o direito e a justiça.
O AUTOR
JOÃO MARCOS ADEDE Y CASTRO é graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria, sendo Mestre em Integração Latino Americana, pela mesma Universidade.
É doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Universidade del Museo Social Argentino, e doutorando em Direito Civil pela Universidade de Buenos Aires, ambas de Buenos Aires.
Foi Promotor de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul por quase 30 anos, tendo exercido as atribuições de Promotor de Justiça Especializada de Defesa Comunitária, com atuação preponderante nas áreas de defesa do meio ambiente, interesses sociais e coletivos e improbidade administrativa. É Professor Universitário.
É membro e Presidente da Academia Santa-Mariense de Letras, ocupando a cadeira número 16, cujo patrono é o escritor e jurista Darcy Azambuja. É advogado em Santa Maria, RS.