CHOCANDO O OVO DA SERPENTE

É incrível como tem gente que brinca com fogo e choca o ovo da serpente dentro de casa sem a mínima preocupação com o fato de que um dia ele eclode.

A situação política e econômica do país faz renascer em muitos o desejo de um governo “forte”, que nada mais é do que um regime “de força”, ou para ser mais específico, autoritário e antidemocrático.

Ou os defensores são ingênuos, no que não acredito, ou são muito espertos, o que é mais provável, pois é durante regimes autoritários que os corruptos se escondem, pois ninguém pode falar nada, a não ser para elogiar.

Quem nunca leu sobre o nazismo ou o fascismo não sabe que eles floresceram  exatamente porque havia governos débeis e titubeantes, sendo que Hitler e Mussolini eram a esperança de países modernos, economicamente estável e empregando todos, não importa a que preço! . Quando se deram conta, as ditadura cruéis e  sanguinárias já não mais podiam ser contidas.

Não defendo a democracia que temos, fraca, débil, corrupta e errática e  vagabunda, mas desejo menos ainda a ditadura, o autoritarismo que queima livros, que proíbe manifestações públicas, que prende sem processo, que faz pessoas, inocentes ou culpadas, desaparecer para sempre.

Temos que resolver nossos problemas sem abandonar a democracia, representada pela alternância saudável no poder, na liberdade responsável de manifestação, na criação cultural, na economia estável, no direito de escolha de todos, no debate livre.

Não existe solução mágica! Não seja ingênuo, defender regimes autoritários é o caminho mais curto para mais corrupção. Dizem que em determinada época não havia corrupção, o que talvez seja verdade, mas o mais provável é que houvesse, mas nunca nos permitiram conhecê-la!

Restaurar a democracia é um caminho mais demorado e mais doloroso, mas que preserva a humanidade, a dignidade e a fé de todos numa Nação livre, justa e solidária.

Não faça opções autoritárias, que essas apenas parecem mais justas, mas nada mais são do que o sonho dourado de todos os tiranos.

E você não é um tirano, certo?

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s