SERVIDOR PÚBLICO E DÍVIDAS NO BANRISUL

A intenção não é criticar o Governo do Estado em razão das medidas de parcelamento de salários, mas repetir o que já disse no ano de 2015, quando essa situação começou, ou seja, que o Estado, dono da maioria das ações do Banrisul não pode descontar empréstimos em uma única vez quando paga parcelado.

Tem se multiplicado as ações de servidores que fizeram empréstimos no Banrisul e que, em razão do parcelamento de seus salários em três ou quatro vezes ao longo do mês, acabam ficando praticamente sem saldo para alimentação, aluguel, remédios, etc.

Ou seja, o Estado, dono do Banrisul, paga o salário em parcelas e cobra seus créditos em uma vez só!

Qualquer pessoa, dotada de um neurônio, mesmo avariado, conhece a figura da compensação, ou seja, se o credor for também devedor, deverá haver um encontro de contas de maneira que não prejudique o devedor.

Mas, tal absurdo, não ocorre apenas nos empréstimos do Banrisul, pois o Estado continua a cobrar de servidores devedores de tributos como se não estivesse em débito com o servidor.

A situação que até a Franz Kafka espantaria ocorre também no pagamento de benefícios do Instituto de Previdência do Estado, o combalido IPE-RS, que paga os benefícios parcelados, mas recolhe a contribuição em uma vez.

Mais, temos caso de beneficiária de pensão por morte que estudava em instituição de ensino superior privada e que, em razão do parcelamento, ficou impossibilitada de continuar frequentando o curso, uma vez que a faculdade não aceita pagamento parcelado. Resultado: o IPE-RS suspendeu o pagamento porque a beneficiária não estava frequentando o curso!

Está mais que na hora do Estado parar de pensar que os servidores são vagabundos  e vadios, como já foi dito, e passar a olhar para eles como pessoas. Não sendo assim, só o Poder Judiciário, através de milhares de ações, poderá chamá-lo à responsabilidade, inclusive com indenizações por dano moral.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s