Manual do Candidato 2016

http://coral.ufsm.br/arco/Digital/Noticia.php?Id_Noticia=307

Manual do Candidato 2016

Família de advogados de Santa Maria lança obra com principais regras eleitorais

Publicado em: 14/07/2016 às 10:31:53

Com a aproximação das eleições municipais de 2016, marcadas para dois de outubro, já percebemos a expectativa do anúncio de candidaturas para as cadeiras de prefeituras e câmaras de vereadores. Logo, começarão as campanhas nos meios de comunicação e nas ruas da cidade. Você já se perguntou como os políticos guiam sua conduta pública e sabem o que podem, ou não, fazer? A família de advogados Adede y Castro resolveu ajudar no processo, e lançou o Manual do Candidato 2016, um livrinho para carregar no bolso.

 

João Adede y Castro foi Promotor de Justiça durante 30 anos. Nesse tempo, diversos processos eleitorais passaram por suas mãos. Quando se aposentou e começou a advogar no próprio escritório, em 2012, continuou representando em casos eleitorais. Com um vasto material coletado nos anos de atuação e cerca de 300 páginas já prontas, Adede y Castro, junto com os quatro filhos que trabalham no escritório, escreveu o manual. No percurso da produção, diversas páginas precisaram ser cortadas, já que, caso contrário, o livro ficaria muito grande e perderia a característica do fácil manuseio.

 

Outra preocupação da família Adede y Castro foi em escrever de forma acessível a todos os públicos. João lembra o fato de que nem todas as pessoas interessadas no manual possuem o mesmo nível de escolaridade e compreensão, e que a linguagem do Direito é complexa. Para isso, eles fizeram um esforço em facilitar termos e reunir informações que fossem realmente úteis tanto aos futuros candidatos quanto à sociedade em geral. O manual também serve como possibilidade de fiscalização por parte da sociedade, que através das informações contidas nele podem denunciar alguma irregularidade.

 

Os reflexos da publicação já começaram. Adede y Castro comenta que diversos veículos de comunicação já o procuraram, assim como novos clientes para seu escritório. Além disso, ele fará palestra aberta na Câmara de Vereadores para explicar o processo e sanar possíveis dúvidas de pré-candidatos e assessores. Para o advogado, a maior parte dos problemas dos candidatos ocorrem durante a campanha eleitoral, como campanhas abusivas e ilegais, o que pode resultar até em cassação do diploma. Ele também ressalta que, mesmo que um candidato não seja eleito, ele deve prestar contas da sua campanha.

 

Foram impressos 300 exemplares da obra, distribuídos gratuitamente a meios de comunicação, Câmara de Vereadores, e outros órgãos. O material também está disponível online. O valor para custear a publicação saiu do bolso de cada um dos autores. Para o futuro, João Adede y Castro pensa em expandir o manual. “A próxima edição seria um material filtrado, com troca de informações que percebemos que não são tão relevantes” diz o advogado. A família também pensa em uma possível parceria com alguma editora.

 

João Adede y Castro fala da importância do trabalho que desenvolveu. Para ele, além de ter sido uma experiência profissional rica, que pôde agrupar os conhecimentos adquiridos durante os anos de profissão, a obra também representa sua colaboração com a sociedade. “O material distribuído gratuitamente colabora com o exercício da cidadania” ele afirma.

 

Manual do Candidato

O manual possui 115 páginas, organizadas em 20 capítulos que seguem a ordem em que ocorrem as eleições: começando pela explanação sobre a justiça eleitoral e acabando na posse dos eleitos. Além desses temas, encontramos informação sobre o que é a filiação partidária, quem pode ser candidato, domi

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s