INVENTÁRIO EXTRAJUDICIAL

Não havendo testamento a cumprir e sendo todos os herdeiros maiores, capazes e estando todos de acordo, poderão optar pelo inventário e partilha através de escritura pública feita em tabelionatos, que servirá como documento suficiente para averbação no cartório de registro de imóveis, centro de registro de veículos, instituições bancárias etc.

Esse procedimento tem se manifestado muito mais rápido e mais barato, apesar de o imposto de transmissão causa mortis ser do mesmo valor.

Alguns entendem a presença obrigatória do advogado no processo de inventário e partilha cartorial como uma reserva de mercado, mas o fato é que se trata de procedimento complexo que necessita de assistência jurídica permanente.

Alguns tabeliães exigem a apresentação de uma petição escrita, semelhante àquela entregue em juízo, com a notícia da morte do inventariado, a relação de bens e herdeiros e o plano de partilha. Outros, mais racionais, aceitam apenas que o requerimento seja verbal e que se apresentem as certidões de óbito, casamento, nascimento, de registro de imóveis, veículos, extratos de saldos bancários etc.

A exigência da apresentação de uma petição semelhante àquelas apresentadas em juízo é abusiva, pois foge totalmente da ideia de simplificação do procedimento.

Os bens sofrerão avaliação dos órgãos tributários, para efeito de pagamento de impostos e taxas, mas tal providência é encaminhada pelo tabelião.

Redigida a escritura de inventário e partilha, as partes, acompanhadas de seus advogados, devidamente identificadas nos documentos, a assinarão, recebendo uma cópia, que faz as vezes de formal de partilha. Essa cópia será apresentada ao cartório de registro de imóveis, aos centros de registro de veículos e aos bancos, para fins de averbação dos novos proprietários dos bens.

Não é necessário que o advogado seja comum a todos os herdeiros, de forma que cada um pode contar com a assistência do profissional que for de sua confiança.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s