INTOLERÂNCIA É SINÔNIMO DE IGNORÂNCIA

O mundo parece caminhar no sentido do desenvolvimento, mas esse não é acompanhado pelo crescimento da tolerância racial, de gênero, sexual, social, religiosa, econômica  e de todas as ordens.

De quê vale a riqueza e o conhecimento científico se sempre aparecem manifestações racistas, de intolerância religiosa, de raivas por opções sexuais diferentes do “normal”?

Não entendo porque os políticos têm de ficar se metendo nas opções pessoais, nos comportamentos que só podem trazer vantagens ou prejuízos a quem os pratica. Devia interessar aos governos as atitudes que pudessem impactar a sociedade, o resto é livre arbítrio.

Que interesse podemos ter se o sujeito é homossexual ou heterossexual? Que interesse podemos ter no fato do cidadão ser católico, evangélico ou muçulmano? Se nenhumas dessas atitudes impactam a sociedade, só interessa a quem as pratica.

Não estou pregando liberdade total, mas respeito às escolhas pessoais que só interessam a quem as faz. Já não vivemos numa sociedade de regulação, em que a lei, os decretos, as portarias, os provimentos, as instruções normativas e um sem números de instrumentos se intrometem em tudo, inclusive naquilo que só interessa ao indivíduo, sem nenhum reflexo social?

É claro que existem algumas escolhas, como o uso de drogas, lícitas ou ilícitas, o aborto e outras atitudes que importam em algum reflexo para o outro, de forma que o Estado está autorizado, de uma forma ou de outra, a intervir, cabendo apenas fixar limites à sua atuação.

Estamos até autorizados a achar estranhas algumas atitudes e escolhas, o que é humanamente aceitável, mas tal não significa que possamos intervir para, de forma violenta ou invasiva, tentar mudar o outro. Por mais utópico que pareça, o argumento verbal ainda tem capacidade de convencimento, não havendo necessidade que ele seja substituído por agressões físicas ou verbais a quem não pensa como nós.

Tolerar não significa concordar e menos ainda adotar a forma de pensar e agir do outro, mas entender e respeitar essas escolhas.

Tudo o resto é falta de civilidade e ignorância na mais abjeta de sua significação.

Respeito é bom e todo mundo gosta.  

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s