VOTO QUALIFICADO

 

 

Houve um tempo, inclusive no Brasil, em que apenas homens que comprovassem determinada renda, normalmente alta, poderiam votar, assim como os detentores de diploma superior. Mulheres e pobres, fora!

Esse tempo já passou, mas não é raro que alguns privilegiados voltem a ressuscitar a tese, ao menos no que se refere aos pobres e iletrados, essa gente que “não sabe votar”.

Também se defende, com menos pudor, que apenas pessoas com curso superior possam se candidatar a cargos públicos, pois estes exigiriam conhecimento que os ignorantes não possuem.

Parece evidente que o desejo de que todos tenham vastos conhecimentos técnicos e preparo intelectual é uma aspiração social, mas isso nunca vai acontecer, até porque vivemos em um regime democrático que permite que pessoas escolham não frequentar escolas.

Então, por ser mais cômodo e pelos mais egoísticos motivos, nos achamos no direito de, em nome de um falso interesse cultural, fechar as portas do sistema político aos analfabetos.

É uma formula bem interessante de dominação cultural, até porque, estabelecido o sistema de exclusão, passaríamos a estratificar a sociedade educada em “mais inteligente” e “menos inteligentes”, criando castas e subcastas, sendo que, por evidente, a primeira dominaria a segunda até excluí-la.

O fato de não concordarmos com este ou aquele pensamento, esta ou aquela forma de ver o governo e administrar a coisa pública não nos legitima a eliminar a possibilidade de participação de todos, inclusive dos iletrados.

A sociedade não vive apenas de técnicos, pois é feita também de sonhos, de desejos, de sentimentos. Será mesmo que os letrados, os doutores e pós-doutores, por mais bem intencionados que estejam,  saberiam sempre governar melhor que o cidadão “comum”, aquele que a quem falta a formação acadêmica?

O bom mesmo é a integração entre essas diversas classes, com respeito mútuo e tolerância, por mais difícil que seja. Isso sim qualifica o voto, e não a exclusão pelo preconceito.

Viva a diversidade, fonte de crescimento social e paz entre os homens.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s