MENDIGOS: SOLUÇÃO SIMPLISTA

Temos lido acerca de medidas de proteção tomadas por cidadãos para impedir que mendigos durmam embaixo de marquises de prédios, com a colocação de grades, assim como já foi feito em viadutos e bocas de lobo. 

A lei garante ao cidadão a tomada de medidas de proteção contra delitos e outros atos de agressão ao seu bem estar, mas me parece um certo exagero, para não dizer uma ilegalidade, essas medidas.

É claro que caberia ao Poder Público tomar medidas de caráter social para reduzir a existência de pessoas em situação de rua, o que é um fenômeno próprio de países pobres, apesar de toda propaganda em contrário.

Também parece evidente que não gostamos dos mendigos, dos bêbados e de outros cidadãos que perambulam pelas ruas, até porque nos remete à lembrança de situação de pobreza da qual alguns saíram e não querem recordar.

Mas, o que enfeia a cidade não são os mendigos, mas a consciência de que a sociedade, por omissão, permite a sua existência através de péssima distribuição de renda e nenhuma responsabilidade social. Mesmo os países mais ricos do mundo têm mendigos, bêbados e outros moradores de rua, mas isso não nos absolve!

Alguns dizem que certos moradores de rua gostam de estar lá, com o que concordo, mas exige de nós que pensemos porque estão lá, porque habituaram com esse estilo de vida e porque resistem ao recolhimento a abrigos.

A responsabilidade é de todos, mas certamente que é maior do Estado, pois este recolhe tributos escorchantes e pouco dá em troca, sendo exigível que tome as providências, não para simplesmente esconder os mendigos, mas para reduzir a pobreza que os joga na rua.

Como sociedade, assustada e descrente das ações governamentais, temos a triste tendência de reduzir o problema, no caso colocando grades embaixo de marquises, em bueiros e viadutos para que os mendigos lá não fiquem, pois afinal problema que não é visto não existe.

Eu tenho uma solução mais simples e radical, mesmo que absolutamente ilegal e própria de países totalitários: matem todos os mendigos! Mas, por favor, aproveitem para eliminar também os responsáveis por essa chaga social, ou seja, exterminem a humanidade desumana.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s