ENTENDER A GUERRA

Seguido penso em ler mais sobre guerras, desde as antigas até as atuais, para entendê-las e poder falar tecnicamente sobre elas, seus motivos, fundamentos, formas e justificativas.

Mas, ao mesmo tempo em que tento racionalizar essa necessidade, fujo da razão e me recolho, com o coração partido e com lágrimas nos olhos, na burra tentativa de apenas odiá-la, detestá-la e rejeitá-la.

Muitos dirão, com inteira razão, que a guerra sempre fez e sempre fará parte do cenário do mundo, quer eu queira, quer eu não queira, quer eu me divirta, quer eu sofra. Ou seja, não perca seu tempo odiando-a, porque ela odeia você mais ainda, e vai vencê-lo, por mais que você se esforce para combatê-la.

Não me importo, sou um sonhador assumido. A única coisa que me mantêm vivo é a ideia absurda de que é possível viver em paz.

Os Estados que promovem a guerra ou que não se esforçam sincera e permanentemente para evita-la é formado por pessoas, e estas adoram mostrar poder, e nada melhor para isso do que exibir as armas.

A paz é construída, por mais ingênuo que este pensamento seja, no dia a dia de nossas relações sociais. Somos permanentemente confrontados com situações de conflitos e às vezes vencemos o ódio e ajustamos os desacertos, mas é muito comum que sucumbamos ao desamor, dizendo palavras grosseiras e praticando atos de crueldade.

Eu, tu, eles, nós, vós, eles, todos sem exceção, em algum momento de nossas vidas agimos contra a paz, mesmo que não admitamos publicamente. Faz parte de nossa imperfeita condição humana. O que não deve fazer parte de nossa imperfeita condição humana é a aceitação da guerra como um mal inevitável.

Como dizia o filósofo de rua, gentileza gera gentileza. E isso, multiplicado sete bilhões de vezes, que é a população da Terra, deve gerar Paz, permanente, firme e sincera.

Por isso, Guerra, eu te odeio, e não quero entender teus motivos!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s