LEIA, ESCREVA E PUBLIQUE

Parece que foi Schopenhauer quem disse que “quem muito lê os escritos dos outros é porque ideias próprias lhe faltam”, o que poderia sugerir que não se deve ler, apenas escrever. O certo é que o filósofo citado ficou conhecido como um pessimista.

Pouco li do referido escritor, e acho que fiz bem, pois estaria apenas confirmando a sua tese. Brincadeira, pouco li porque não tenho uma formação filosófica acadêmica, ou seja, sou um ignorante na matéria.

Mas, com a devida modéstia, acho que não foi isso que o filósofo quis dizer, que não deveríamos ler, mas que deveríamos ter ideias próprias e expô-las, correndo o risco de não ser compreendidos ou, pior, sermos desprezados pelo que escrevemos, em vez de incensados.

Ele queria incentivar as pessoas a, além de ler ideias alheias, exercitar as suas e escrevê-las, o que é muito bom. Não somos apenas receptáculos de ideias, mas geradores de ideias. Muitas vezes achamos que nossas ideias não são boas o suficiente, porque somos exigentes demais conosco mesmo, ou não paramos para coloca-las no papel e menos ainda divulgá-las.

Uma vez eu disse, em presença de vários escritores, que o mais fácil era escrever e o mais difícil publicar, pelo que fui severamente repreendido. Naturalmente ninguém considerou que sou um boquirroto que pensa em tudo e escreve sobre tudo, inclusive sobre aquilo que não entende.

Penso (e escrevo) que não devemos sonegar aos outros a oportunidade de saber o que pensamos. Talvez seja bobagem (não há mal algum, afinal alguma coisa sempre pode ser aproveitada) ou, milagre, uma genialidade.

Por isso e porque sou um irresponsável, continuo dizendo que é fácil pensar e escrever, o complicado é publicar. Mas, fazer o quê?

O mercado editorial não está aberto para todos, e sabemos que muita gente boa escreve coisas boas, que ficam escondidas em gavetas, umas por anos a fio, outras pela vida inteira.

Incentivar a escrita é fundamental, mas oportunizar a divulgação é necessário, importante, extremamente relevante e socialmente interessante.

Leia, pense, escreva e publique. Nós agradecemos.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s