CRIMINALIDADE MIDIÁTICA

 

É quase um suicídio político ou social defender, nos dias de hoje, a adoção de comportamentos ponderados frente à criminalidade galopante, mas absolutamente necessário que assim o façamos.

Sempre soubemos que havia crimes, alguns bem graves, mas tínhamos dificuldade de acesso aos dados a eles referentes. Hoje, além de dados, somos bombardeados com imagens chocantes, coloridas, em movimento, sangrentas e apavorantes dos mais diversos delitos.

Uma coisa é saber de um crime, outra é assisti-lo quase que em tempo real quantas vezes quisermos, dos mais diversos ângulos. Quem não sabe, por exemplo, que é coisa comum, por séculos, a morte de animais indesejados, como gatos, por afogamento? Choca saber, mas choca mais assistir, na internet, as cenas de uma pessoa afundando a cabeça do bichinho na água até que ele pare de se debater.

Não estou advogando que não tenha havido aumento no número de crimes, mas não há duvida de que eles estão cada vez mais próximos de nós, mais disponível para ser assistido à exaustão. Todo mundo tem um celular com câmara fotográfica ou de vídeo, de forma que podemos registrar as barbáries com tanta facilidade que corremos o risco de banalizá-las.

A febre do registo dos crimes chegou a tal ponto que muitos se preocupam mais em registrar as cenas para depois coloca-las na internet do que em fazer alguma coisa para evitá-las! Está certo que nem sempre tempos força física ou condições de segurança para agir no sentido de evitar o crime ou reduzir seus danos, mas que tem gente registrando crimes com prazer, ah, isso tem.

O registro em fotos ou vídeos de crimes é importante instrumento de informação e punição, e não pode ser desprezado, mas penso que poderíamos agir mais e registrar menos. Poderíamos atuar mais pro ativamente para melhorar a sociedade mediante relações de gentileza, respeito, aumento das condições de saúde, educação e paz e menos no sentido de expor publicamente nossos crimes e podridões.

A massa de informação é extraordinária.  A questão é saber o que fazer com tanto.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s