NÃO DÁ PARA DESISTIR

 

Encontrei um amigo no shopping e, enquanto as mulheres faziam o que tinham ido lá fazer, ou seja, comprar, nós ficamos conversando (e elas p. da cara, porque fomos junto para ajudar). Então perguntei como estava a advocacia e ele disse, com tristeza no olhar, que tinha parado porque concluiu que tinha muita gente desonesta no meio.

Sei que ele é e sempre foi honesto, desde os tempos da faculdade, e lá se vão quase quarenta anos, e é triste ver alguém com tanto potencial desistir porque não consegue suportar o comportamento de alguns coleguinhas.

Mas, mesmo compreendendo seus motivos, entendo que se os bons se retirarem, aí sim é que os maus tomam conta. É como uma casa sem gato, os ratos procriam e comem até as madeiras da cobertura.

Volta, colega, a advocacia precisa de gente honesta como tu, senão a barca perde o equilíbrio precário que hoje tem e afunda de vez! Em todas as áreas de conhecimento e profissionais existem pessoas de toda espécie, e não são os maus que caracterizam a advocacia.

É evidente que quando fazemos alguma bobagem elas repercutem mais que as coisas boas, exatamente porque as pessoas esperam de nós, que estamos tecnicamente preparados representemos, em juízo e fora dele, aqueles que detêm outros conhecimentos que não os jurídicos. Por isso, não é justo nem honesto que recebamos valores e embolsemos, como se nosso fosse.

Ninguém está imune ao erro, nem mesmo os honestos, mas os canalhas fazem a festa exatamente no vácuo de fiscalização do cliente e dos demais praticantes da mesma profissão, que se retiram porque não querem contaminar-se.

Sei que uma maçã podre pode contaminar todas as outras que estão no mesmo barril, mas temos que resistir sempre, não desistir nunca. Temos que informar nossos clientes, fazê-los participar do processo, abrir as pastas e falar a verdade, sempre a verdade, nada mais que a verdade, mesmo que essa nos desfavoreça.

Não devemos prometer resultados, pois nosso trabalho, em geral, é mero instrumento de busca da justiça, e essa pode estar do outro lado!

Prezado colega, volta, precisamos de gente honesta como tu!

Serás recebido de braços abertos pelos bons, que esses são maioria.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s