CONCENTRAÇÃO DE RIQUEZA NAS MÃOS DE POUCOS

Determinada organização não governamental de atuação internacional e muito respeitada divulgou que cinquenta por cento da riqueza do mundo está nas mãos e de um por cento da população e os outros cinquenta por cento nas mãos de noventa e nove por cento da população mundial.

Ora, alguns amigos dizem que se o sujeito é pobre é porque é vagabundo. Simples, assim. Daí eu fico pensando que, se a informação antes referida é verdadeira, 99% da população mundial seria formada por pessoas que não se dedicam ao trabalho. Simples, assim.

Não desconheço que o estudo e o trabalho incansável e permanente é fonte de riqueza, mas fico pensando que deve haver alguma coisa errada nesta relação de 1% com 50% da riqueza e 99% com 50% do restante da riqueza.

Dias atrás uma governadora de um Estado que há décadas está sob o jugo de sua família, confrontada com um sem número de crimes sem controle e sem solução, deu como uma explicação o singelo raciocínio de que isto se devia ao fato de que a sociedade estava mais rica!

E, novamente, lembro-me que alguns dizem que o aumento da riqueza gera segurança e o aumento da pobreza leva ao crime. Alguém aí me ajuda a desmanchar o nó na minha cabeça burra?

A resposta a esta última dúvida está no início do texto: a concentração brutal da riqueza nas mãos de uns poucos gera pobreza social e crimes.

É mais ou menos como a estatística: eu como dois frangos e você passa fome. Estatisticamente falando, cada um de nós comeu um frango e estamos ambos de pança cheia!

A riqueza de um povo não se mede apenas pelo aumento dos recursos financeiros, mas pela distribuição racional e equitativa deles. É certo que, sendo as pessoas diferentes e tendo capacidades e interesses diversos, uns vão ganhar mais e outros menos, mas 1% da riqueza para 50% e 50% da riqueza para 99% é demais.

Não estou defendendo a distribuição de renda pelo simples confisco de dinheiro de uns para entregar aos outros, mas através de políticas públicas de melhoria da educação, de aumento da produção e produtividade, pelo incentivo a atividades que gerem emprego, ocupação, renda, dignidade.

Não me perguntem como se faz isso funcionar. Mas, que não está funcionando, isso eu posso afiançar. Estamos construindo uma sociedade tão desigual que o resultado só pode ser o conflito.

Escrevam isso.

 

 

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “CONCENTRAÇÃO DE RIQUEZA NAS MÃOS DE POUCOS

  1. aparecido marques de oliveira

    concordo plenamente, e por falar em gerar conflito,cito, a segurança publica em todo o pais, enquanto eu reformei com 30 anos de contribuição, com o salario de + ou – R$ 3.000(três mil reais) em brasilia o inicio do salario de um recruta é R$ 7.000(sete mil reais), ai eu pergunto, porque esta divergência,salarial, se la em brasilia ou em qualquer lugar do brasil,todos somos cumpridores dos impostos , isso vai gerar conflito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s