LER É UM VÍCIO BOM

 

Não quero me apresentar como exemplo para ninguém, pois bem sei dos meus muitos e injustificados defeitos e das minhas dificuldades em me livrar deles, mas leio muito e escrevo mais ainda. Isto não significa que tenha boas ideias, mas só que as tenho, e não me envergonho de expô-las.

Tento me convencer que escrever e ler não me “dão camisa”, mas a vontade de fazê-lo é maior que a racionalidade. É um desejo inexplicável, pouco prático e muitas vezes economicamente prejudicial, mas é um vício.

Ler e escrever são um vício do qual não quero me livrar. Penso às vezes que de pouco adianta ler e escrever tanto, pois todo mundo, literato ou ignorante, morre e apodrece do mesmo jeito. Mas, como resistir?

Quero menos ainda dizer que tenho facilidade em escrever, pois alguém já disse que “besteiras” saem da cabeça da gente com facilidade, pois genialidades nascem uma vez a cada século. Como nunca me imaginei um Machado de Assis, mas um escritor de província, sigo lendo e escrevendo, até que a morte nos separe.

É engraçado que alguns escritores têm a falsa modéstia de não gostar de ser apresentados como tais. Ora, quem escreve é escritor, uns maiores, outros menores, entre os quais me incluo. Mas, sem dúvida, sou orgulhosamente um escritor.

De uma forma ou de outra, tudo que escrevemos é meio autobiográfico, pois falamos sobre aquilo que vemos, que sentimos ou que lemos em algum lugar, sendo a escrita, mesmo ficcional, a representação de uma realidade nossa ou dos outros.

Também, sem dúvidas, nos espelhamos em outros escritores, sem copiá-los, mas bebendo as formas, as imagens e os sentimentos, e não há mal algum nisso. As palavras, escritas ou orais, nada mais são do que repetição de fórmulas que nos repassaram nossos pais e amigos.

Escrevo o que quero. Leio o que me dá prazer.

E assim vamos tocando a vida!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s