Arremesso de giz em olho de colega gera indenização

Estado deverá indenizar aluna por perda de visão


(Imagem meramente ilustrativa. Arquivo TJRS)

O Estado do Rio Grande do Sul foi condenado a indenizar uma adolescente que perdeu 90% da visão em um dos olhos.  A decisão é da 10ª Câmara Cível do TJRS. A indenização foi fixada em R$ 20 mil.

Caso

A autora foi atingida no rosto por um giz arremessado pelo colega, o que lhe causou a perda de 90% da visão do olho esquerdo. O fato ocorreu durante uma aula na Escola Técnica Estadual Bernardin Rodrigues Padilha, na cidade de Vacaria.

Sentença

A Juíza de Direito Carina Paula Chini Falcão condenou o Estado ao pagamento de indenização por danos morais. Para a magistrada,constata-se que o Estado do Rio Grande do Sul adotou conduta omissiva, consistente na não-adoção de medidas eficazes pela escola, visando resguardar a integridade física da autora.

Ainda segundo a Juíza, nos casos em que os danos ocorrem devido à omissão na prestação de um serviço, o Estado tem responsabilidade, de acordo com o artigo 37 da Constituição Federal.

Inconformado, o Estado apelou ao Tribunal de Justiça.

Recurso

Relator do processo na 10ª Câmara Cível, o Desembargador Marcelo Cezar Müller manteve a decisão de 1º Grau. O magistrado entendeu que a aluna estava sob a guarda e vigilância dos funcionários e professores da escola.

A situação é de omissão específica, a qual fundamenta a responsabilidade do Poder Público. Houve a violação de um dever pré-existente, que deve ser de guarda e proteção. Essa quebra do dever de cuidado foi causa direta do dano causado à vítima, declarou.

Acompanharam o voto do relator os Desembargadores Jorge Alberto Schreiner Pestana e Túlio de Oliveira Martins.

Apelação Cível nº 70057453433

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s