A IMPORTÂNCIA DAS RELIGIÕES

 

         Sei que existem muitas pessoas que são, verdadeiramente ou apenas para efeitos externos, ateias, ou seja, não acreditam em deuses e menos ainda nas religiões, o que não é o meu caso.

Confesso que sou um crente relaxado, mas respeito profundamente todas as religiões, mesmo que não concorde com tudo que elas fazem ou que pregam.

O que não podemos negar é que as religiões que pregam o amor, a solidariedade e a paz tem um papel extremamente importante na manutenção das relações humanas e nas comunicações entre os povos.

Sabemos que inúmeros atos já praticados e outros que virão, assim como opiniões e crenças, não se conformam com as nossas, mas isto é natural, e pode acontecer no micro cosmo de uma família feliz e pacífica, mais ainda entre milhões de membros de grupos espalhados pelo país e pelo mundo.

Podemos acreditar ou não em santos e imagens, podemos interpretar as escrituras como sagradas ou apenas como um relato interessante de uma época, mas não podemos fazer de conta que tudo isto não tem importância alguma.

As pessoas se unem ou se repelem pelos interesses que tem neste ou naquele assunto, mas basicamente vivem em grupos, maiores ou menores. Faz parte da natureza do homem viver em sociedades, e estas podem ser políticas, econômicas, sociais ou religiosas.

Muitas guerras e conflitos nasceram de crenças religiosas, mas inúmeras outras foram evitadas pela influência dos pensamentos daqueles que creem num mundo pacífico, ordeiro e solidário.

Como somos livres, estamos autorizados a não crer em religiões, mas em regra acreditamos no amor, na paz e na solidariedade, valores que são, de uma forma ou de outra, defendidos pelas religiões.

Uma coisa eu sei: o mundo seria muito pior sem as religiões.

Por isto, respeitemo-nos mutuamente, mesmo que não concordemos com tudo.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s