MP comemora média de 90 representações por mês atendidas pela Internet

Entre 15 de maio de 2012 e esta segunda-feira, 25 de março, o Serviço de Informação e Atendimento ao Cidadão (Siac) do Ministério Público teve 896 representações registradas, pela Internet ou de forma presencial. Foram, em média, 90 registros realizados, a maioria on line, relativos a problemas das áreas da infância e juventude, direito de família, criminal, ambiental e urbanística. “Depois da tragédia de Santa Maria, recebemos muitas informações sobre falta de segurança em locais de aglomeração de pessoas, o que nos ajudou a atuar”, informou a Coordenadora do Serviço, Promotora de Justiça Karin Sohne Genz.

Segundo a Promotora de Justiça, o Siac é um importante canal de aproximação entre a Instituição e a população. “O acesso é universal, ágil e contemporâneo; a distribuição para a Promotoria de Justiça responsável pela apuração do fato informado pelo cidadão é feita diariamente”. Somente neste ano – incluindo-se o período de férias – foram 207 representações.

Para denunciar uma irregularidade ao MP, o cidadão pode acessar o site e clicar no banner do Siac. Lá, o usuário pode requerer dados referentes à Lei de Acesso à Informação, solicitar providências ao MP, acessar o site Transparência MP ou tirar dúvidas. Ainda, é possível manifestar-se quanto à atuação profissional de membros ou servidores, através da Ouvidoria.

No site, também há o serviço de consulta processual. Qualquer solicitação feita pelo site ou presencialmente gera um número, que é disponibilizado ao cidadão para acompanhamento. “O atendimento pela Internet possibilita que a pessoa não precise se deslocar até a Promotoria ou até a sede do MP para fazer sua representação, além de ser uma ferramenta ágil e segura”, informa Karin Sohne Genz. Além disso, no formulário, o internauta pode solicitar o sigilo de sua identidade, caso seja necessário.

Karin Sohne Genz, Coordenadora do Siac


Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s