Lançada campanha Brasil Contra a Impunidade


Campanha contra a PEC 37…

“A campanha é o ponta pé inicial para uma jornada bem maior”. A declaração foi feita pelo Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), César Mattar Jr., durante o lançamento da campanha Brasil Contra a Impunidade, contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37/2011, realizada nesta terça-feira, 11, em Brasília. O Procurador-Geral de Justiça do RS, Eduardo de Lima Veiga, participou da atividade.

De acordo com o Presidente da Conamp, a posição contrária da entidade em relação à PEC é uma questão de defesa do Estado Democrático de Direito e não de corporativismo. “A luta é pelo fortalecimento de todas as instituições que investigam. Nós queremos o fim da impunidade e da corrupção”.

Durante a solenidade, o Senador Pedro Taques enfatizou a relevância do papel do Ministério Público. Taques também questionou o interesse na diminuição das atribuições do MP. “A quem interessa limitar o poder investigatório do MP? Interessa a aqueles que não querem o país livre de corrupção”. Já o Senador Randolfe Rodrigues afirmou que não se viu um retrocesso democrático tão grande em toda a história da Constituição Federal de 1988. “Se não fosse o MP teríamos menos República, teríamos menos Brasil”, afirmou.

“Essa PEC quer resolver que problema?”, questionou o Deputado Alessandro Molon. O Parlamentar afirmou que durante a votação da matéria, ele e o deputado Vieira da Cunha foram impedidos de apresentar os votos em separado. Ambos apresentaram recursos para anular a votação da Comissão Especial da Câmara que votou a favor da PEC 37/11. “Vamos ocupar o Congresso Nacional e para mostrar para a sociedade que queremos o MP forte”, sugeriu.

Segundo o Deputado Vieira da Cunha, a PEC não deveria ter sido aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) por ser contra o texto constitucional. Para Vieira, essa é uma luta para enfraquecer o MP, pois desde a aprovação da Constituição Federal de 88 há um sentimento de aversão à Instituição. “Eu estou Deputado, mas sou Procurador de Justiça com muita honra. Estou e quero estar na linha de frente dessa batalha”, enfatizou.

A campanha é promovida pela CONAMP em parceria com o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), a Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT), a Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM), a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) e a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

Carta de Brasília

Logo após o lançamento da campanha, os participantes da solenidade se dirigiram ao Presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, para entregar a Carta de Brasília contra a PEC 37/11. Os Deputados Vieira da Cunha, Alessandro Molon, Lelo Coimbra e Ivan Valente acompanharam os Presidentes das Associações Nacionais e Estaduais do MP e os Procuradores-Gerais de Justiça.

Segundo o Presidente da Conamp, o diálogo está aberto para discussão de assuntos nacionais e não apenas sobre a PEC 37. “A Conamp tem se empenhado na luta contra a proposta e não tenho dúvidas quanto ao apoio da presidência da Câmara”.

De acordo com o Deputado Ivan Valente, a PEC representa um retrocesso republicano. “Essa é uma questão muito grave, pois o poder investigatório do MP tem sido muito eficiente e parceiro da investigação policial”.

…foi lançada em Brasília

Veiga e Membros do MP Brasileiro…

…entregaram Carta de Brasília a Marco Maia

Deputado Vieira da Cunha e Eduardo de Lima Veiga


Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s