A DEMOCRACIA É SEMPRE A VONTADE DA MAIORIA?

 

Quando alguém como Hugo Chaves se elege em pleito dito livre e obtém 54% dos votos muitos se apressam em dizer que o regime é democrático. É fácil e muito cômodo esquecer todos os golpes que Chaves já deu para se manter no poder.

Mesmo que os serviços de telecomunicações sejam concessões de serviços públicos, como no Brasil, no momento em que você deixa de renovar a concessão apenas porque a empresa fala mal de seu governo e prende pessoas sem processos judiciais, isto é ditadura.

Quando você usa montanhas de recursos públicos para construir prédios destinados a moradias populares, isto é bom. Mas, quando você manda instalar na parede frontal deste e milhares de outros prédios retratos enormes do Presidente Chaves em plena época de eleição, como a dizer “foi ele quem fez, não se esqueça”, isto é ditadura.

Aqui ou em qualquer parte do mundo civilizado os bens públicos devem ser utilizados em benefício de todos, e não apenas daqueles que estão no poder e não desejam abrir mão dele. Assim, no momento em que o governante constrói alguma coisa com dinheiro público, não foi ele, pessoa, quem fez, mas a instituição governo. A personalização do governante é o que se chama de “culto à personalidade”, próprio de regimes ditatoriais.

Não é difícil governar um povo paupérrimo em um país riquíssimo em petróleo. É só encher a barriga da maioria miserável e aí obter seu voto de cabresto. Se eu vivesse lá, tivesse doze filhos e ganhasse uma miséria, também votaria em quem tem a chave do cofre.

A democracia não é apenas o direito a votar e ser votado, pois a alternância no poder é da essência da democracia e deve ser respeitada.

Os direitos das minorias devem ser observados, sob pena de se estabelecer uma “ditadura da maioria”. Não esqueçam que Adolfo Hitler chegou ao poder graças ao voto popular, e o que aconteceu todo mundo já sabe.

Só os idiotas e os que comungam dos ideais ditatoriais de Chaves não sabem ou escamoteiam o que qualquer um sabe: ele quer se eternizar no poder, e para isto não medirá esforços para reduzir as liberdades individuais, como já vem fazendo, esmagar a imprensa, como já fez, apequenar o Poder Judiciário (ufa, este existe apenas pró forma) e não hesitará em invadir outros países para implantar a sua República Bolivariana.

Não se iludam. O que aconteceu na Venezuela não foi uma demonstração de democracia, mas os últimos suspiros dela.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “A DEMOCRACIA É SEMPRE A VONTADE DA MAIORIA?

  1. Toquinho Fraga / Formigueiro-RS

    Doutor João Marcos !!!
    TUDO o que o senhor referiu acima, cada um dos pontos abordados conjuntamente, podem ser vistos em nossas “melhores” democracias, INCLUSIVE a nossa. O pleito não foi DITO livre. ATÉ a imprensa “dita” livre de lá, já cansou da balela de “duvidar” da lisura DOS pleitos. Não entendo quando o SENHOR, uma pessoa culta fala em GOLPES de maneira PARCIAL. TODAS as mais IMPORTANTES alterações na constituição foram obtidas através de consulta à população, leia-se REFERENDO. Quanto a SE MANTER no poder, sabemos o quanto isto cu$ta em certas democracias (quanto valem 300 deputados?) EU não sei e certamente o senhor também desconhece mas, se perguntarmos a um certo ex-presidente, este saberá e talvez até apresente recibo.
    Falar mal do governo não leva à não renovação de concessão e sim TENTATIVA de golpe. O canal não renovado apoiou ABERTA e ATIVAMENTE (isso está amplamente documentado doutor) um GOLPE DE ESTADO. CULTO À FIGURA doutor é um ex-presidente de uma certa democracia eleger uma total (vá lá… PARCIAL) desconhecida, travando a tal ALTERNÂNCIA NO PODER, baseado APENAS no culto a uma popularidade sustentada por uma mídia “acampada” a muito tempo no poder. DIREITOS da minoria é o que se vê em NOSSA democracia sendo perpetuado em detrimento de muitos direitos da ampla MAIORIA pelo abuso do poder econômico através de LOBBYES muito bem remunerados no congresso e em eleições viciadas pela compra de votos. AGORA… Chateado é o que eu posso dizer de meu sentimento ao ler, vindo de uma pessoa como o senhor, de quem eu tenho e seguirei tendo o MAIOR RESPEITO, comparar um ser humano, qualquer que seja a sua ideologia ou práticas políticas com adolf hitler.
    Desculpe-me, mas o penúltimo parágrafo eu não irei refutar.
    Com meus respeitos,
    Rocelito Fraga

    • Adedeycastro Advogado

      Toquinho, respeito o que dizes, apesar de não concordar com tudo. Um erro não justifica o outro. Se existem problemas na nossa democracia, e existem, não podem nos fazer esquecer da história. Tomara que eu esteja errado, mas o tempo dirá.
      A única coisa que não quero é que pares de ler o que escrevo.
      Te tenho na maior conta.
      Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s