CONCURSO DE LITERATURA INFANTIL

Dias atrás uma de minhas irmãs, toda orgulhosa, disse ao seu filho com oito anos de idade, que o “tio Marcos é escritor!”. Pedrinho, com toda sua sinceridade de criança, perguntou quantos livros o “tio Marcos” tinha escrito para crianças. Ante a informação de que não tinha escrito nada para crianças, não teve dúvidas e sentenciou: “Então ele não é um escritor!”.

A sincera e correta afirmação criou um constrangimento na mãe, mas eu concordo com Pedrinho. Escrever para adultos, usando a linguagem, os temas e as imagens que povoam o dia-a-dia adulto é simples. Escrever para crianças, sendo adulto, é um exercício de carinho, interesse legítimo pela infância, delicadeza, cuidados extremos com as palavras e, sem dúvida, acreditar que elas são mais inteligentes e exigentes que nós, adultos.

Mas, Pedrinho, lançaste o desafio que eu, um dia, vou aceitar.

Por isto, fico muito feliz quando a Academia Santa-Mariense de Letras lança o II Concurso de Literatura Infantil Ignez Sofia Vargas e estabelece, no regulamento, que a ideia é  abrir oportunidade a todos os maiores de 18 anos que não tenham publicação individual  de livros infantis, que residam em Santa Maria e que sonhem em ter um texto seu, devidamente ilustrado,  lançado em 600 exemplares, com grande destaque.

Basta escrever, com muito amor e com linguagem adequada a leitores que contem com idade entre 6 a 10 anos, um texto com no mínimo 45 e no máximo 60 linhas, que será ricamente ilustrado por profissional contratado e pago pela Academia. Cada autor poderá inscrever até 2 textos!

O prêmio, a publicação de um livro ilustrado e o recebimento de 30 exemplares,  é também valioso em termos financeiros, pois todos sabemos quanto custa a diagramação, a correção, a ilustração e a impressão de 600 exemplares, sem desprezar o destaque dado ao autor.

O livro vencedor será distribuído a bibliotecas de escolas de ensino infantil, biblioteca de entidades socioculturais e aos patrocinadores, estes que, com desapego econômico e interesse pela cultura, facilitam a realização do concurso. O segundo e o terceiro lugar receberão diploma de Menção Honrosa,  e todos os inscritos,  livros de autoria de acadêmicos, como incentivo.

As inscrições podem ser feitas na Biblioteca Pública Municipal, parceira da Academia Santa-Mariense de Letras em todas as horas, até o dia 30 de setembro, sendo que as premiações serão entregues dia 15 de dezembro de 2012, em jantar festivo.

Informações completas podem ser obtidas no site http://www.academiasantamariensedeletras.org/index.php?meio=noticia.php&id_not=101.

Meu querido Pedrinho,  é uma pena, mas ainda não posso cumprir a promessa que te fiz, já que o regulamento não permite que membros da Academia participem do Concurso, o que bem revela a seriedade da promoção.

Abra seu coração, relembre suas histórias de infância e participe.

A cultura e as crianças, como Pedrinho, agradecem.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “CONCURSO DE LITERATURA INFANTIL

  1. Mano querido, obrigada pela homenagem, pois assim considerei, a mim e ao Pedro, leitor voraz. Irmão escritor são poucos os que tem, tio escritor também, imagine tio escritor de histórias para crianças…este então pode ser o tio do Pedro, num futuro próximo. Te amo e te admiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s