QUANTO CUSTA UMA MEDALHA OLÍMPICA?

            

            Algumas pessoas pensam, e outras dizem, que eu vivo reclamando de tudo, o que não é necessariamente uma mentira. Mas também não é totalmente verdade.

Tento manter minha cabeça aberta para as coisas do mundo, leio o máximo que consigo e manifesto minhas opiniões pelo rádio, pela televisão, pelo jornal e pela internet. Estou sempre pronto para uma discussão acerca de assuntos que digam respeito às pessoas e à comunidade.

Passei trinta anos falando e ouvindo, e vocês não acreditariam nas coisas que aprendi e nas barbaridades que assisti. Certamente que devo ter dito um monte de bobagens, também, mas fazer o quê? Assim é a vida.

Por isto me nego a ficar calado acerca de assuntos que me chamam a atenção e que entendo deva interessar aos que me ouvem ou que me leem. E, fora de dúvida, as Olímpiadas 2016, que ocorrerão no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, é um assunto palpitante.

Assistindo a cerimônia de encerramento das Olímpiadas de Londres é difícil não se emocionar com algumas passagens, apesar de achar que, no geral  foi muito longa e, por consequência, resvalou para a chatice.

Quase ao final da cerimônia o Prefeito do Rio de Janeiro recebeu a bandeira olímpica e artistas brasileiros se apresentaram, não saindo do óbvio: samba, mulatas e carnaval. Depois reclamam que os estrangeiros acham que vão encontrar animais selvagens nas ruas!

Mas, como eu sou mesmo um chato, comecei a pensar que, em geral, o encerramento das Olimpíadas de Londres e o recebimento da bandeira olímpica por uma autoridade brasileira abre a temporada dos sonhos, do ufanismo e do orgulho nacional. Os olhos do mundo se voltarão para nós e corremos o risco de achar que podemos tudo, mesmo que a custa da pobreza e da miséria.

Ou alguém esqueceu que as universidades estão em greve, que uma penca de servidores das mais diversas áreas se manifesta todos os dias, interrompem ruas e  estradas em busca de melhores salários e condições de trabalho, que os governos estaduais fazem das tripas coração para fugir do pagamento do piso nacional do magistério, que pessoas continuam morrendo nas filas dos hospitais, que tem gente esperando uma cirurgia simples há mais de ano? Quantas pessoas já morreram de gripe A simplesmente porque não há vacinas para todos?

Puxa, mas é tão bacana ouvir o Hino Nacional cantado em Londres, todo mundo vestido de verde e amarelo, por que diabos temos de ser lembrados que somos um país pobre, ou talvez um país rico que vive na miséria? Vamos embarcar na alegria, na ilusão, na esperança de que as 17 medalhas agora conquistadas aumentem em 2016, para alegria dos que as ganharem e indiferença do resto da nação.

Não desconheço e nem desprezo a importância do esporte para uma nação como o Brasil, mas ainda acho que poderia ser melhor empregado na educação.

Vocês sabem quanto o Brasil investiu em recursos públicos para a Olimpíada de Pequim em 2008: a bagatela de um bilhão e duzentos milhões de reais, tendo conquistado 15 medalhas. Para a Olímpiada de Londres o valor foi de um bilhão e duzentos e noventa milhões de reais, tendo conquistado 17 medalhas. Ou seja, cada medalha custou nada mais nada menos que 75 milhões de reais.

Vou parar por aqui porque meu estômago é muito delicado e não quero fazer fiasco em público.        Mas, vocês, que não tem estas frescuras, podem e devem pensar no assunto quando tiverem que esperar uma hora para pegar um ônibus, um mês para obter um consulta no SUS e um ano para fazer uma cirurgia simples em algum hospital público.

Se não pensarem, vão ser engolidos pelo orgulho ufanista e  morrerão asfixiados com os ventos que a bandeira olímpica vai gerar, como um tufão a destruir as nossas parcas e mal administradas riquezas.

Apesar de tudo, abraços.

Até segunda.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s