“Investigar não é um direito, mas um dever dos membros do MP”

Por Jorn. Cristina Oliveira


Fotos/Paulo Guilherme Alves

Vice-Presidente de Relações Institucionais da Globo, Tonet Camargo

A declaração é do vice-presidente de Relações Institucionais das Organizações Globo, Paulo Ricardo Tonet Camargo, durante sua conferência no XI Congresso Estadual do Ministério Público, ao referir-se à Proposta de Emenda Constitucional número 37, conhecida como PEC da Impunidade. Segundo ele, lutar contra o projeto que propõe exclusividade de investigação às Polícias não significa defender apenas atribuições dos membros do MP, mas a sociedade. “Eu não consigo entender iniciativas que restringem algo que é como a luz: quanto mais melhor. A quem pode interessar menos verdade e menos expressão? perguntou. “Quanto maior for o número de pessoas que buscarem a verdade e puderem trazer a luz o malfeito melhor será para todos”, frisou.

Tonet Camargo foi o conferencista de abertura do evento, que iniciou nesta quarta-feira, 1º de agosto, em Canela, na Serra gaúcha, e se estende até o próximo sábado. O executivo integrou o Ministério Público do RS até 1998, tendo presidido a AMP e atuado na Administração Superior da Instituição. Pouco antes de sua conferência foi agraciado com a Comenda Dirceu Pinto, oferecida a autoridades e membros do Ministério Público que se destacam em suas atividades.

Sua trajetória e o momento em que decidiu deixar o MP foram destacados por Tonet Camargo em sua conferência. “Eu não estava me despedindo de um ideal, mas apenas mudando de trincheira”, disse referindo-se as semelhanças entre o papel do Ministério Público e da Imprensa na sociedade. “O ponto de convergência entre as duas instituições está nas garantias constitucionais de liberdade de expressão e atuação. Ambos buscam por meio de suas próprias virtudes, a verdade”, sublinhou. Para Tonet, neste momento de observância, os meios de comunicação têm o papel fundamental de dar publicidade a qualquer tentativa que tente reduzir os poderes do Ministério Público.

PAINÉIS

O XI Congresso Estadual do Ministério Público prossegue nesta quinta-feira, 2, com os painéis temáticos na área penal e ambiental.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s