Navegue em sites certos e ache o melhor para sua pesquisa acadêmica

Fonte: http://toppesquisadores.wordpress.com/

Se a princípio a biblioteca virtual foi recebida com receio, hoje seus primeiros  adversários se rendem diante do verdadeiro “boom” de prateleiras dispostas online que se tornaram instrumentos facilitadores para os pesquisadores atuais e seus trabalhos científicos. São estantes virtuais, pagas ou não, mas que revolucionam os métodos de pesquisa acadêmica.

Professores, orientadores, estudantes e pesquisadores já reconhecem a importância do World Wide Web no mundo da intelectualidade científica, não apenas pelo oferecimento comercial de livros e revistas que auxiliam o trabalho de pesquisa, mas também de outras fontes que agora podem ser acessadas com agilidade e gratuitamente.

Preocupações com o perigo que isso significa existem. Um artigo publicado pela Universia, a maior rede de universidade de fala hispânica e portuguesa, comenta sobre esse perigo de maneira muito informativa (Leia no link: bit.ly/No1Pk1), mas por outro lado também dá dez dicas de ferramentas de busca especiais para pesquisar livros e artigos online, além do famigerado Google. Como por agora não vamos discutir o mérito do novo meio e modo de pesquisar, vale a pena conferir essas sugestões:

  1. WorldCat se identifica como o maior catálogo de bibliotecas do mundo. Se isso é verdade não podemos dizer, porém com um conteúdo de cerca de 10 mil bibliotecas com livros, DVDs, CDs e artigos é muito possível que você encontre o que precisa.
  2. No Google Books você irá encontrar milhares de livros e outros conteúdos gratuitos como artigos sobre os mais variados assuntos e autores.
  3. Scirus é uma ferramenta de busca científica com mais de 460 milhões de conteúdos indexados. Você irá encontrar artigos, patentes, sites educacionais, informações sobre cientistas e muito mais.
  4. HighBeam Research pesquisa artigos e outras fontes de materiais publicados. A ferramenta pode ser usada gratuitamente por um período de até sete dias.
  5. O Vadlo é um motor de buscas que oferece ferramentas, protocolos, apresentações e outros materiais de pesquisas acadêmicas e descobertas científicas.
  6. No site Open Library você irá encontrar livros eletrônicos e outros materiais de fontes gratuitas, além de poder contribuir para que esse catálogo continue aumentando.
  7. A ferramenta Online Journals Search Engine é um motor de busca científica que permite que você encontre jornais, artigos, relatórios de pesquisas, livros e outras publicações científicas.
  8. Se você procura por artigos na área científica pode usar o Bioline International, uma ferramenta de busca que disponibiliza diversos jornais científicos de países emergentes. Ele é administrado por cientistas e bibliotecários que fazem um trabalho colaborativo por meio de outras iniciativas sem fins lucrativos.
  9. SpringerLink disponibiliza artigos de diversas áreas de estudo, da arquitetura a medicina. Estão disponíveis também livros, protocolos e outras ferramentas.
  10. Na ferramenta de busca Jurn é possível obter resultados de mais de quatro mil jornais e artigos gratuitos nas áreas de artes e humanidades.
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s