O BOM SENSO RECOMENDA: NÃO REAJA À ASSALTOS

Uma das noticias mais fortes da semana que passou foi, sem duvida, aquela acerca de uma idosa com 87 anos que, sentindo que teria sua casa assaltada por um homem, armou-se e disparou três vezes, matando-o. A idosa se transformou, nos meios de comunicação e na internet numa heroína imediata, exemplo para muitos e motivos de muitas preocupações para as autoridades de segurança.

Sem duvida que a violência de um assalto a uma residência é inaceitável, mais ainda se a vitima for uma pessoa com quase noventa anos e que mora sozinha, e que não se pode condenar o cidadão que age em defesa própria de sua vida e de seu patrimônio.

O que preocupa, e muito, é que imaginemos que esta reação possa ser recomendada! Sabemos que, em geral, o cidadão não esta preparado para reagir e que o resultado costuma ser a morte da vitima.

O criminoso, por sua vez, muitas vezes esta sob efeito de drogas e disposto a matar para atingir seu objetivo. Talvez você não acredite, mas todos os criminosos sabem que podem acabar mortos, e por isto estão dispostos às maiores violências. Alguns, isto é incrível, são verdadeiros suicidas. Viver ou morrer para eles não faz diferença. Para os vitimas sim!

Neste caso a vitima teve sorte, mas não se enganem, temos muito a perder quando reagimos a um assalto. É duro admitir que tenhamos de aceitar a violência, que tenhamos de baixar a cabeça para o delinquente, mas a nossa vida e mais importante que nosso patrimônio.

É certo que a maioria de nós, inclusive eu, se tivesse oportunidade, faria  a mesma coisa que a idosa fez, mas, posso garantir a todos que o risco não vale a pena. Não condenamos quem reage, mas o bom senso nos obriga a não incentivar a reação. O que temos a fazer é continuar exigindo das autoridades que aumentem as medidas de segurança, pois para isto pagamos nossos impostos.

O cidadão não esta proibido de defender-se, mas esta é uma obrigação do Estado.
No momento em que assumirmos nossa defesa, colocando em risco nossa vida, estaremos liberando o Estado de suas obrigações, o  que não é legal nem justo.
Sei  que dói, mas não reaja. Cuide-se, proteja-se, não se exponha desnecessariamente.
Quando sentir que vai ser assaltado, chame a policia. Sei que às vezes ela demora, mas temos de acreditar nas instituições.

Acreditar e exigir que sejam mais eficientes, nunca desistir delas. Para os criminosos, para os delinquentes, o sonho dourado é uma sociedade amedrontada e descrente das autoridades. É neste ambiente que eles crescem. A segurança é um dever do Estado e um direito do cidadão.

Pense nisto.

 

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “O BOM SENSO RECOMENDA: NÃO REAJA À ASSALTOS

  1. Luiz A. Cioccari

    Um belo artigo, bem ponderado. Contudo, eu, que nem revólver tenho, festejo, nesse caso, a vitória da vítima, a velhinha que salvou sua vida e seu patrimônio. O escritor é honesto, fazendo a recomendação que a prudência sugere, mas não deixando de dizer que, dada a oportunidade, talvez nem agisse diferente da velhinha. Para mim seria mais difícil, sem arma, fazer o que a idosa caxiense fez. Resta-me acreditar que minha vida corre menos risco, por estar desarmado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s