SOBRE A BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL

Com o devido respeito a entendimentos em contrário, não nos parecem adequadas críticas que coloquem a Biblioteca Pública Municipal de Santa Maria como uma repartição da Idade da Pedra, relatando queixas de mau atendimento, demora no acesso aos livros e renovações de empréstimos, o que pode ser feito inclusive por telefone.

Sem dúvida de que se a Biblioteca estivesse totalmente informatizada as buscas por livros seriam mais rápidas, mas nunca constatamos prejuízo a ponto dela merecer título de decadente. O computador não qualificaria o acervo da biblioteca, apenas facilitaria o acesso. Assim, em vez dois minutos para achar um livro se gastaria trinta segundo o que, convenhamos, não justifica críticas tão fortes.

O que dá importância cultural a um livro não é a sua idade, mas seu conteúdo. Se um livro publicado há muitos anos pudesse ser classificado de “velho e defasado” somente em função de sua idade, poder-se-ia assim classificar a Bíblia, o que seria uma enorme inverdade.

Basta visitar as instalações e ver que, na medida da possibilidade dos servidores e das condições da municipalidade os livros estão sendo adquiridos. Não se pode exigir que a compra se dê na mesma velocidade de uma livraria privada, com interesses meramente financeiros.

A cobrança de multas por atrasos na entrega de livros emprestados é uma obrigação da administração, pois afinal o acervo não é privado, mas público, sendo uma das formas de desincentivar demora na devolução, permitindo que outras pessoas também tenham acesso à cultura.

A renovação dos empréstimos também é uma forma de reduzir ao máximo possível os eventos de não devolução dos livros, com prejuízos financeiros à Biblioteca e à comunidade, que muitas vezes se vê privada de uma obra esgotada e que, por isto, não pode ser substituída.

A ASL, que tem sua sede nas dependências da Biblioteca Pública Municipal e, por isto, convive com a estrutura e com o serviço, pode atestar que é de boa qualidade, suficiente para o atendimento das necessidades da comunidade, sendo merecedora do maior respeito.


Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s