Discurso de posse como Presidente da Academia Santa-Mariense de Letras

João Marcos Adede y Castro

 

 “… ser escritor é reconhecer as feridas secretas que carregamos, tão secretas que mal temos consciência delas, e explorá-las com paciência, conhecê-las melhor, iluminá-las, apoderar-nos dessas dores e feridas e transformá-las em parte consciente do nosso espírito e da nossa literatura” (Orhan Pamuk – Prêmio Nobel de Literatura 2007).

Publiquei meu primeiro livro em 2003, fruto de uma dissertação de mestrado e, graças a amigos verdadeiros e seus generosos elogios, continuei a escrever, tendo chegado hoje aos dezessete.

Fiquei absolutamente surpreso quando em 2008 fui convidado a integrar a Academia Santa-Mariense de Letras, mesmo tendo publicado, até então, apenas textos técnicos.

Passei então a conviver com poetas e prosadores, ensaístas, contistas e romancistas da melhor qualidade, absolutamente engajados na missão de escrever, divulgar e promover a cultura e engrandecer as letras em Santa Maria e região.

Apesar de absolutamente liberado para manter o estilo, senti-me agradavelmente estimulado pelo convívio com os letrados da ASL e me aventurei em poesias, poucas, é verdade, e alguns romances, sem abandonar os textos técnicos da área do direito.

E assim, em quatro anos escrevi mais nove livros e dezenas de artigos, passei a atuar como tesoureiro da ASL e, em 2011, os confrades, num gesto de pura generosidade, me elegeram Presidente.

Achava, e assim continuo achando, que não tinha estofo intelectual para tão relevante função, além de ser um neófito nesta Instituição, nascida em 1986 como Associação Santa-Mariense de Letras e que já prestou serviços inestimáveis à cultura de Santa Maria.

Mas não estou sozinho nesta empreitada, pois os colegas tiveram o bom senso de eleger para os demais cargos da Diretoria gente que sabe o que é cultura, que tem tradição na administração da ASL, o que vai permitir que ela continue crescendo.

Os acadêmicos, apesar do sonho de imortalidade através da escrita, são passageiros, enquanto que a Academia é para sempre.

Ernesto Sábato, ao falar sobre o escritor e seus fantasmas, refere que “até o fato de descobrir-se mortal, a angustiante convicção de compreender sua finitude, de algum modo, é reconfortante, porque afinal de contas prova que é algo distinto daquela engrenagem indiferente e neutra: demonstra-lhe que é um ser humano. Nada mais, porém nada menos que um homem” (El escritor y sus fantasmas – 2006).

Acompanhado dos parceiros Letícia Raimundi Ferreira (Vice-presidente), Evandro Weigert Caldeira (Secretário-geral), Eugênia Mariano da Rocha Barichelo (Secretária), João Eduardo Oliveira Irion (Tesoureiro) e Luiz Gonzaga Binato de Almeida (Diretor de Patrimônio Documental), sob os olhos atentos do Conselho Fiscal formado pela sempre Presidente Lígia Militz da Costa e pelas figuras impolutas e exigentes de Aristilda Réchia e Ruth Farias Larré, e cobrados permanentemente pelos demais colegas acadêmicos, nós vamos vencer.

Nós, todos nós, diretoria e acadêmicos, vamos vencer juntos, solidários, irmanados num mesmo sentimento de responsabilidade, de divisão de tarefas, de compromissos culturais e sociais, como sempre fizemos, elevando ainda mais o nome e a imagem institucional da Academia Santa-Mariense de Letras.

Colocamo-nos a disposição da sociedade e das autoridades públicas constituídas para trabalhar em benefício da cultura.

A ASL não existe para homenagear seus membros, por mais que eles possam merecer, mas para ser um instrumento de promoção da cultura de todos, através de eventos, seminários, congressos, concursos literários, feiras do livro e tudo o mais que interessa à comunidade.

Como o lema da ASL diz, verba volant, scripta manent, espero que estas palavras que, pretensiosamente imagino representem o sentimento de todos os que compõem a ora empossada Diretoria, permaneçam, mantendo-se as boas ações até agora praticadas em benefício da cultura e fazendo-as crescer até o infinito, para sempre.

Muito obrigado, de todos nós.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s